Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

IGREJA E POLITICAGEM NÃO COMBINAM....

            No último dia 08/05, dia das mães, estava eu e meu pequeno na porta de entrada da Igreja Presbiteriana de Baturité, quando chega uma figura política da cidade trazendo umas flores artificiais com uma etiqueta de propaganda política pessoal desejando o dia das mães, ao passo que me pergunta quantas mães tem na igreja, daí eu digo, mas encaminho ela para a liderança da igreja que, recebe o brinde de forma discreta, retirando a etiqueta de propaganda política e entrega as mães, dizendo que foi uma doação de uma pessoa, mas que esta pessoa não seria identificada.
            Ao perceber o episódio e ciente de que este ano é um ano eleitoral, o Pastor faz um alerta à igreja, dizendo mais ou menos assim, “irmãos, este ano o município passará por um processo eleitoral, você pode votar em quem você quiser, mas antecipo, a igreja não está a serviço de político nenhum, não faremos campanha para ninguém dentro da igreja, não daremos espaço em nosso púlpito para nenhum político falar em nossa tribuna, caso algum venha ao culto, este será recebido como qualquer outro visitante. Nem mesmo se um membro da igreja se candidatar a algum cargo eletivo, este não fará campanha dentro dos espaços da igreja, pois a igreja não está a serviço de político nenhum, espero não precisar avisar isso de novo, ok irmãos?”.
            Após isso, no final do culto, foi distribuído o brinde doado sem nenhuma identificação da figura política, nem menção a quem fez a doação.
            Achei louvável e sensata a postura do líder da igreja, pois não entrou em conflito com a figura política, mas também não promoveu ninguém, além de alertar a igreja que não admite politicagem, nem interferência política no seio da igreja.

Em Baturité (CE), 22 de Maio de 2016

Joab Frankley da Silva Dantas
Sociólogo, Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Cristão, Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e Membro dos Gideões Internacionais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário